Por que cachorros cheiram os bumbuns uns dos outros?


Imagine se você tivesse que cheirar o traseiro de alguém sempre que fosse cumprimentar essa pessoa! A atitude nos parece totalmente esquisita, mas é exatamente isso que nossos melhores amigos, os cachorros, fazem, e você provavelmente já presenciou esse momento peculiar do encontro entre dois cães.

Ao que tudo indica, isso tem a ver com química mesmo. Vale sempre lembrar que o olfato dos cães chega a ser 100 mil vezes melhor do que o dos seres humanos, e a culpada por isso é a membrana olfativa desses animais, que tem a capacidade de armazenar mais de 225 milhões de receptores de cheiro.

A comunicação entre cães é feita, muitas vezes, através do cheiro mesmo, e é por isso que eles se cumprimentam com aquela fungada no traseiro um do outro. Quando fazem isso, é como se estivessem lendo o cartão de visitas do outro cão, já que são apresentados a moléculas aromáticas e a feromônios que trazem informações diversas.


Essas informações dizem, por exemplo, se o cão cheirado é fêmea ou macho, se está em período reprodutivo e até mesmo oferece pistas sobre a saúde do animal e sobre seu estado emocional.

Cheirar o bumbum do outro cão é o equivalente ao nosso aperto de mãos, então agora você já vai saber, da próxima vez que encontrar cãezinhos se cheirando por aí, que, na verdade, eles estarão dizendo o bom e velho “olá, prazer em conhecê-lo”.

Fonte: Mental Floss
Por que cachorros cheiram os bumbuns uns dos outros? Por que cachorros cheiram os bumbuns uns dos outros? Reviewed by Rômulo Silva on dezembro 31, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário