Por que as pessoas gritam “Gerônimo” quando pulam de algum lugar?


Você pode nunca ter feito uma proeza envolvendo saltar de algum lugar, mas possivelmente se lembra de ter visto em um filme ou até mesmo em algum desenho animado uma pessoa pulando e gritando, em alto e bom som, um belo “Gerôôôôônimo!”.

O nome é invocado geralmente por pessoas saltando de algum avião, mas também aparece em outros momentos de adrenalina. A pessoa que gritou “Gerônimo” pela primeira vez durante um salto de paraquedas foi Aubrey Eberhardt, que era membro do exército norte-americano nos anos de 1940.

Nessa época, os soldados estavam fazendo treinos de paraquedas, como um novo método de implantação, e a equipe de Eberhardt foi uma das primeiras a participar desse tipo de treinamento.

Origem de tudo

Um dia antes de seu grande salto, os soldados tiveram um momento de folga, saíram, tomaram umas cervejas, jantaram e se divertiram – alguns, no entanto, escolheram ir ao cinema, e o longa assistido foi “Gerônimo”, um filme sobre um índio Apache que tinha esse mesmo nome.


Eberhardt bebeu em excesso naquela noite, e, cheio de si mesmo, começou a falar sobre o quão corajoso ele era e como ele não tinha medo da prova do dia seguinte. Seus amigos passaram a dizer que Eberhardt só estava bancando o valentão porque, na verdade, estava com medo de saltar de paraquedas.

Para mostrar que esse não era o caso, o soldado então resolveu fazer um trato com os colegas e disse que, para provar que não estava com medo, gritaria “Gerônimo” em alto e bom som no momento de seu salto.

O acordo foi mantido e, no dia seguinte, Eberhardt saltou dizendo “Gerônimo”, fazendo com que o restante dos soldados em treinamento fizessem o mesmo. Não demorou para que o costume se espalhasse por todo o exército e, eventualmente, para pessoas do mundo todo que dão o mesmo grito quando precisam fazer algum tipo de salto – não necessariamente de paraquedas.

Fonte: Reader's Digest
Por que as pessoas gritam “Gerônimo” quando pulam de algum lugar? Por que as pessoas gritam “Gerônimo” quando pulam de algum lugar? Reviewed by Rômulo Silva on novembro 05, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário