Como as aves respiram quando estão dentro dos ovos?


Quando compramos ovos e os usamos para alguma receita culinária, conseguimos ver ao certo as três principais estruturas do ovo: casca, gema e clara.

Quando há a fertilização e uma nova ave começa a ser “fabricada”, o embrião se desenvolve dentro da gema do ovo e se alimenta da clara. Enquanto se desenvolve, a pequena ave recebe abrigo, comida e nutrientes em geral, certo? Mas e o ar? Como é que ele chega até ela?

Mamíferos, que se desenvolvem no interior de suas mães, recebem oxigênio através do cordão umbilical, mas isso não acontece com animais que nascem de ovos.

Abaixo da casca do ovo existem duas membranas bem finas, e quando os ovos estão embaixo das galinhas chocadeiras, eles ficam bem quentinhos – quando esfriam, as tais membranas que ficam dentro do ovo encolhem um pouco, o que faz com que elas criem um pequeno bolso de ar dentro do ovo.

Natureza esperta


Na medida em que a ave vai crescendo, ela respira esse ar que se acumula entre as membranas e exala dióxido de carbono, que é eliminado através da casca do ovo, que tem poros microscópicos que permitem a passagem.

São esses mesmos poros que garantem que o ovo fique bem hidratado para que a ave dentro dele se desenvolva de maneira adequada – é também por causa desses poros que ovos cozidos acabam ficando mais pesados do que os não cozidos, já que um pouco de água acaba entrando através desses buraquinhos minúsculos.

Fonte: Mental Floss
Como as aves respiram quando estão dentro dos ovos? Como as aves respiram quando estão dentro dos ovos? Reviewed by Rômulo Silva on novembro 22, 2017 Rating: 5

Um comentário

  1. Muito interessante , dessa eu não sabia.
    Parabéns pelo site , muito bem estruturado.
    http://gamingondroid.blogspot.com.br

    ResponderExcluir