Por que se passa giz no taco de sinuca?


O motivo é o atrito. Pode parecer um pouco improvável que algo aparentemente tão pequeno possa realmente fornecer uma força fundamental da física como essa, mas a aspereza criada na superfície afeta o atrito de deslizamento e a "resistência ao movimento" entre o taco de sinuca e a área de contato da bola. Em última análise, isso impede que o jogador erre a bola, um erro típico em que a ponta do taco desliza sem acertar o alvo adequadamente.

Conforme é possível ver no taco de sinuca, a superfície da ponta tende a ficar lisa e escorregadia. Basta dar uma olhada em um taco que tenha sido usado em muitos jogos e é provável que encontre um certo brilho na extremidade. Isso é um sinal de que a ponta foi basicamente comprimida por causa de inúmeras tacadas. A aplicação do giz reduz esse problema e permite um atrito apropriado, como mencionado antes, entre o taco e a bola.

Se você já assistiu a um jogo de sinuca, com certeza viu os competidores passarem giz na ponta do taco após cada jogada. Esse é o procedimento padrão, mas eles também passam giz no taco antes de uma tacada que precise de um pouco de rotação. Normalmente, isso tem a ver com o fato de que não estão acertando o centro da bola e, por isso, precisam de um pouco de atrito extra, o que segue a lógica, uma vez que estão usando menos área superficial, tanto no taco quanto na bola.

Para passar o giz adequadamente, deve-se aplicá-lo levemente. A maioria das pessoas, leia-se jogadores novatos, moerá o giz na ponta do taco. Isso desgasta mais rápido do que a depreciação normal. Assim que o giz exibir um buraco considerável no centro, deve-se jogá-lo fora, pois é um indicativo definitivo de que precisa ser substituído.

Fonte: eHow
Por que se passa giz no taco de sinuca? Por que se passa giz no taco de sinuca? Reviewed by Rômulo Silva on agosto 04, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário