Por que mulheres grávidas sentem desejo por chocolate?


Por mais que possa parecer uma boa resposta - além de irritar boa parte das mulheres –, falar que “são os hormônios” não faz sentido cientificamente. Muitos estudos já comprovaram que os desejos não são explicados por hormônios. Outro chute em falso é afirmar que o chocolate possui grandes qualidades nutricionais, pois não vemos muitos pedidos “saudáveis” nas listas de pedidos mais comuns. E finalmente, a ideia do “está comendo por dois” não cola também, pois os desejos mais malucos normalmente aparecem no primeiro trimestre.

Mas então o que justifica todos aqueles desejos muito doidos? Segundo a pesquisa, a vontade do “proibido”. Pois é, isso acontece pelo momento da gravidez ser um dos mais condescendentes possíveis. Para a responsável pelo estudo, isso pode gerar más consequências durante esse período, sendo obesidade o principal.

A fim de tentar descobrir, os pesquisadores buscaram as opiniões das mulheres grávidas. Das futuras mães que responderam ao teste, 17% delas assumiram que os desejos estavam relacionados às restrições alimentares - e essa foi a maior porcentagem atingida.

Os pesquisadores também afirmam que, em seu trabalho, ao contrário do mostrado em estudos anteriores, a gravidez não causa os desejos. Para eles, esse é um período catalisador de momentos permissivos. Isso faz com que as mães se permitam desejar o inaceitável socialmente com maior frequência.

Segundo Natalia C. Orloff, o próximo passo da pesquisa é tentar ajudar as mulheres que passam por esses desejos possivelmente prejudiciais. “Vamos procurar ligações entre a obesidade e outros problemas psicológicos durante esse período. A meta principal é identificar o que causa esse excessivo ganho de peso para acompanhar todo o processo de maneira saudável”, afirma.

Fonte: Galileu
Por que mulheres grávidas sentem desejo por chocolate? Por que mulheres grávidas sentem desejo por chocolate? Reviewed by Rômulo Silva on outubro 25, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário